Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
Você já viu uma espécie de arreia nas garrafas de vinhos, ou lá no fundo da garrafa ou presas a rolha? Saiba que essa “areia” é algo natural do vinho, e aqui vamos explicar como e porque isso acontece com o seu vinho.
Existem no vinho três principais ácidos, o tartárico, o málico e o cítrico, esses são os que dão a principal característica dos vinhos, a acidez. Dentre os três ácidos o que temos em maior concentração, e o grande responsável pela acidez do vinho, é o Tartárico.
O Ácido Tartárico é um composto orgânico provindo das uvas, conforme a maturação da uva ele diminui a quantidade nos grãos, ou seja, quanto mais madura a uva menor é a sua concentração.
Existem duas maneiras dos cristais de vinho aparecerem nas garrafas, a primeira é com o passar do tempo o ácido tartárico se une com o potássio (nutriente utilizado pela videira para o seu desenvolvimento), geralmente ficando na rolha da garrafa, outra forma mais precoce do surgimento desses cristais é com o frio, as duas substancias reagem originando os cristais que vão parar no fundo da garrafa.
Esses cristais são comuns e não prejudicam nem o vinho e tão pouco a saúde.